
Hoje, os óleos essenciais de boa qualidade podem ser facilmente disponibilizados por spas e clínicas estéticas, lojas de alimentos naturais e lojas especializadas. Embora alguns desses estabelecimentos ofereçam alguns produtos com finalidades aromaterapêuticas, o mercado de massas ainda não descobriu os óleos essenciais verdadeiros.
A qualidade ainda é uma questão, e os consumidores devem estar atentos a possíveis adulterações, que podem ser naturais ou sintéticas.
Existem algumas razões para a adulterações:
A composição dos óleos essenciais de uma determinada planta pode oscilar grandemente dependendo de sua variedade, época, solo e métodos de cultivo e destilação.
Conhecendo os principais componentes de um determinado óleo essencial, é possível reconstruí-lo usando óleos mais baratos ou seus componentes. O óleo de rosa, por exemplo, muitas vezes é adulterado usando-se gerânio, capim-limão, palmarosa, geraniol, estearina entre outros componentes.
Os recentes avanços da química encheram o mercado de óleos essenciais sintéticos. Essas reconstituições sintéticas são usadas principalmente na indústria alimentícia e cosmética, mas também na produção de perfumes e remédios.
As substâncias químicas presentes nos óleos essenciais estão em constante interação. O tipo de interação que acontece depende basicamente da forma como essas substâncias são reunidas. A ação do óleo também depende dos processos que ocorrem nele. Dessa forma, reconstituições naturais ou sintéticas jamais conseguirão substituir os óleos naturais.
Tanto na aromaterapia quanto na perfumaria e cosméticos, os óleos essenciais utilizados devem sempre ser de alta qualidade, para obter o resultado esperado.
Visando sempre atender os clientes a Viver na Colônia oferece produtos de alta qualidade, acompanhando de perto produções e todo processo junto ao nosso parceiro, colocamos qualquer informação necessária a disposição.
Os óleos extraídos através da pressão a frio são os mais próximos do produto existente na planta, mas apenas alguns óleos podem ser extraídos dessa forma. O método de destilação a vapor é o segundo melhor em termos de qualidade.
Plantas selvagens que crescem em áreas livres de poluição ou cultivadas organicamente rendem os óleos de melhor qualidade. Os produtos não orgânicos não são recomendados, uma vez que muitos pesticidas sintéticos podem dissolver nas substâncias aromáticas da planta e se concentrar no óleo.
Existem muitos processos analíticos que avaliam a qualidade de um óleo essencial, os mais comuns são a cromatografia gasosa e a espectrometria de massa.
Encontrar um fornecedor de confiança é difícil por causa da natureza do mercado de óleos essenciais, que é bastante complexo e funciona comercialmente através de empresas maiores de revenda no atacado.
É preciso estar muito familiarizado com ele para obter produtos de boa qualidade. A maior parte do mercado de óleos essenciais ainda é a indústria de fragrâncias e alimentos. O mercado de aromaterapia está crescendo e com isso o consumidor precisa saber e entender a diferença dos óleos essenciais.

O comércio da indústria de alimentos se interessa por alguns poucos óleos específicos, como cítricos, mentolados e especiarias. Uma variedade muito mais ampla é usada pela indústria de fragrâncias, que valoriza mais a consistência do cheiro e o preço do que a pureza do produto. A maior parte das formulações de fragrâncias inclui centenas de ingredientes, alguns naturais, outros sintéticos.
De uma plantação para a outra, de uma origem para outra, a fragrância e a composição de um óleo essencial pode variar substancialmente, por isso muitos óleos essenciais são importados e não conseguimos cultivar as plantas no Brasil.
O preço também pode flutuar bastante. Um determinado óleo essencial pode dobrar de preço após um desastre natural em uma área de produção importante. Por exemplo, enchentes na China quase triplicaram o preço do gerânio em 1995.
Isso explica por que pode ser um desafio encontrar óleos essenciais de qualidade confiável no mercado aberto.
Eis algumas instruções úteis na hora de selecionar um fornecedor:
- Certifique-se de que o seu fornecedor pode disponibilizar informações detalhadas sobre os óleos que oferece como: nome científico, pais de origem e se possível, método de cultivo.
- O preço é um indicativo, mas certifique-se de que o seu fornecedor não está tirando vantagem da sua preocupação com a qualidade para definir preços excessivos. Óleos como rosa, jasmim, néroli e tuberosa são extremamente caros e sempre vendidos em pequenas quantidades, logo suspeite de preços relativamente baixos.
- Opte por marcas que atuam de forma mais local com produtores familiares onde certamente será possível fazer uma visita para ver a forma de cultivo, extração e todo o processo de envase.
Quer saber mais sobre óleos essenciais, conhecer novas praticas e descobrir como melhorar a qualidade de vida?
Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdo de valor todos os meses.
0 Comentários